Estudo
Estudo
Estudo conduzido pela Dra. Marta Moreira Marques, investigadora e especialista na área das Ciências Comportamentais da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA), em colaboração com a sua equipa.
Identificação das Barreiras e Facilitadores das Práticas de Separação e Reciclagem dos Resíduos para o Desenvolvimento de Estratégias Eficazes de Facilitação dos Comportamentos
Para promover a adopção sustentada de práticas de separação de reciclagem dos resíduos por parte da população, com vista ao cumprimento das futuras metas de reciclagem definidas nas diretivas Quadro de Resíduos ((EU)2018/851) e Embalagens e Resíduos de Embalagens ((EU)2018/852), transpostas para o direito nacional através do DL 152-D/2017, de 11 de dezembro (Unilex), na sua atual redação, é necessário, analisar estes comportamentos de forma sistematizada e aprofundada recorrendo a metodologias e modelos das ciências comportamentais.
Principais objetivos
Mapear os comportamentos de separação e reciclagem dos resíduos dos estudantes universitários
Identificar os fatores individuais (cognitivos, emocionais, motivacionais) e sociais que se constituem como barreiras ou facilitadores dos comportamentos de separação e reciclagem dos resíduos dos estudantes universitários
Impulsionar a criação por parte dos estudantes universitários de estratégias / produtos / soluções (e.g. de comunicação) que sejam eficazes para adopção sustentada de comportamentos de separação e reciclagem dos resíduos – “peer to peer”
Metodologia
Este projeto foi dirigido aos estudantes universitários a nível nacional. Para a sua concretização, foram propostas as seguintes ações: